Dicas de Sobrevivência para aprender novas línguas



Oi, genteem! O post de hoje está cheio de dicas de sobrevivência pra quem está tentando aprender um novo idioma. Vocês não sabem ainda, mas, em fevereiro, comecei a dar aula de inglês na Wizard, então a paixão pelos idiomas começou a reaparecer depois de um tempinho em pausa.

A minha história com as línguas é meio confusa. Eu comecei a estudar inglês aos 13 anos, no curso do meu colégio, TODO SANTO DIA durante 1 hora, por 4 anos e meio. Depois do inglês, fiz 4 semestres de francês, mas acabei indo fazer meu primeiro intercâmbio nos Estados Unidos e aprendi um bocado de espanhol. Meio que na marra mesmo. Então, quando resolvi voltar para o francês, comecei a confundir uma coisa com a outra e o negócio não foi nada bonito. Hoje em dia eu sei um pouquinho de cada, mas nunca levei nenhum dos idiomas pra frente.

Daí comecei a dar aula, e a vontade de aprender uma nova língua começou a voltar. Resolvi que o mais inteligente seria terminar com o Francês, mas como o tempo e o dinheiro estão bem curtos, comecei a pensar em coisas que poderiam me ajudar a relembrar o aprendido alguns anos atrás e aprender mais um montão de coisa, até eu conseguir voltar para o curso de vez. Então sim! Eu realmente acho que fazer um curso é a melhor maneira pra aprender uma língua, mas se você tá na mesma situação que eu, aqui algumas dicas

1- Assistir filmes e seriados da língua que quer aprender SEM LEGENDA

A dica é seguir gradativamente... primeiro com as legendas na mesma língua do áudio, pra depois tirar de uma vez. Legendas em português só pra quem é beeeeem iniciante. Vai ser difícil no começo? Vai. Mas é assim que a gente aprende!


Claaro que com o inglês é mais fácil (Netflix tá ai pra isso), mas existe um monte de série e filmes legais de outros países também.
Pra praticar o espanhol, eu me viciei nas séries espanholas El Internado (que me apaixonei desde o começo) e Los Hombres de Paco (uma série policial meio viagem, mas que me faz rir horrores!), tudo sem legenda.
E nas últimas semanas comecei a assistir Les Revenants (que é tão boa e maluca que o Netflix fez uma versão americana) e Fais pas ci, Fais pas ça (que inspirou Modern Family). Porque o francês é mais difícil que o espanhol, tive que colocar uma legendinha no final das contas. Mas em francês que é pra não ficar fácil demais.
Estou preparando umas listinhas de mais séries e filmes em outros idiomas pra colocar aqui, então fiquem de olho nos próximos posts, galere!

2- Criar playlist com músicas em idiomas diferentes

Outra vez: o mundo é um negócio bem grande, cheio de coisas diferentes e aventuras e novidades. Mas, pra experimentar tudo isso, você precisa sair da caixinha algumas vezes. A cultura do inglês tá praticamente implantada na gente, então é só ligar o rádio pra ouvir milhões e milhões de músicas em inglês. Nas outras línguas fica mais difícil. Mas não impossível. É só lembrar que espanhol não é só mariachi e reggaeton, francês não é só Edith Piaf, alemão não é só sanfoninha.

Meu incentivo é sempre procurar por boys magias cantores divos de outros países (e super funciona), mas o seu pode ser outra coisa!

3- Sites grátis

Aproveite esse mundo maravilhoso que é a internet e se cadastre em alguns sites de idiomas. Eles normalmente têm jogos, atividades e lições com gramática e vocabulário pra você praticar. Requer um pouquinho de disciplina, mas se você conseguir fazer uma lição por dia, vai aprender um montão de coisa. E, o melhor, sem gastar nada.

Meus favoritos são: BBC languages, Busuu, Babbel.
Usei o livemocha algumas vezes e é beeem legal, mas faz um tempo que não consigo mais fazer login. Acho que o site tá passando por algumas mudanças. Ou só ficou louco mesmo.


4 - Baixe um app!

Tá, aplicativos podem não ser a maneira mais complexa e eficiente pra aprender um novo idioma, mas é bem útil pra aprender vocabulário e gramática quando tem uns  minutinhos livres com o celular na mão.

Na minha opinião, o melhor aplicativo de todos os tempos é o Duolingo (tem pra Android e Ios e é totalmente grátis). Fiquei loucona na primeira vez que baixei, queria aprender todos os idiomas do mundo. =D Ele é ótimo porque você fala, ouve, escreve e lê (tudo no seu lindo celularzinho). E a melhor parte: o app manda notificações lembrando que você precisa estudar. É quase uma mãe te mandando ir pra aula. Mega útil!

5- Viajar 


Eu sei que essa é uma dica bem escrota pra se dar! Porque dinheiro não nasce em árvore e o Dólar tá pelos ares, o Euro pior ainda... mas juro pra vocês que dois meses de imersão em algum país que fala a língua que você quer aprender (isso se você ficar bem longe dos amigos brasileiros que fizer pelo caminho, ok?), conta tanto quanto dois anos de curso. Então talvez seja hora de somar dois mais dois e descobrir o que vale mais a pena.

Mas é sempre bom resolver viajar quando já tiver uma base no idioma, né? Pra você saber ao menos como se pede uma cerveja, ou encontrar o caminho para o metrô. Ou encontrar o caminho para o metrô depois de uma cerveja. Tá, deu pra entender!

E vocês, gente? Alguma outra dica legal?
Sim? não? talvez?
Contem aqui!



Nenhum comentário